- A alfabetização plena envolve mais do que a leitura da palavra.
- Na publicidade contemporânea, a imagem é presença obrigatória, sugerindo o que devemos fazer, o que devemos necessitar, o que valorizar ou desejar: moldando pensamentos e comportamentos.
- Kellner (p.112) defende uma pedagogia crítica capaz de gerar a possibilidade de analisar essas imagens com "uma riqueza de sentidos que exige um processo sofisticado de decodificação e interpretação". Criar a conscientização de que somos destinatários de mensagens que pretendem impor valores, idéias e comportamentos que não escolhemos.
- Todo o aluno deve ter a oportunidade de interpretar os símbolos da arte, pois a dimensão estética é constitutiva do potencial humano.
- Berger (1987) "a vista chega antes das palavras. A criança olha e vê antes de falar" (p.11).
- Dondis (1991, p.230) "alfabetismo significa a capacidade de expressar-se e compreender, e tanto a capacidade verbal quanto a visual pode ser aprendida por todos. E deve sê-lo".
- Fatores a serem considerados no processo educacional: idade, estrutura cognitiva, nível de escolaridade, familiaridade com atividades de leitura estética na escola e no ambiente familiar, contextos sociais, econômicos, culturais, psicológicos.
- Ana Mae (1991) "a escola seria a instituição pública que pode tornar o acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em nossa nação. Isto não é só desejável, mas essencialmente civilizatório, porque o prazer da arte é a principal fonte de continuidade histórica, orgulho e senso de unidade para uma cidade, nação ou império" (p.33).
- A construção do conhecimento é determinada pelas características da cultura em que o aluno vive, ou seja, a aquisição do conhecimento varia conforme os contextos culturais dos aprendizes.
- Parsons e Blocker (1993, p.155) dizem que "os professores deveriam compreender como os seus estudantes pensam sobre arte e deveriam ouvir cuidadosamente o que eles dizem". Entender o que compreendem para aprender como ensiná-los.
sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
IMAGENS QUE FALAM, leitura da arte na escola - Maria Helena Wagner Rossi - Ed. Mediação, PoA, 2003.
Introdução: Ler imagens, ler o mundo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário